Banner Radio
Texto: COMO ENTRAR E SAIR DE UM CEMITÉRIO?
01/11/2018 09:52 em Umbanda

Texto de Mara Sant'Ana  #FilhaDeOya

Dia de Finados chegando, como têm muitas pessoas que costumam visitar o túmulo de seus familiares, vamos relembrar um texto postado ano passado na página...

Este é um tema que gerou muitas dúvidas e questionamentos, portanto vamos falar um pouco sobre ele seguindo os fundamentos da Umbanda...

Como costumo sempre dizer, cada Casa tem sua doutrina e sua forma de trabalhar, de orientar seus filhos...vou compartilhar com vocês meu ponto de vista com relação a essa pergunta...

Independe se vamos para um enterro ou para fazer alguma oferenda ou obrigação dentro do Cemitério, procuramos estar sempre com roupas claras...ai me perguntam: Vou em um velório de branco?

 

Minha resposta é SIM, nós Umbandistas costumamos usar o branco ao invés do preto que é mais comum entre as pessoas em sinal de luto, mais por que o branco? Porque o branco estabelece o equilíbrio e a harmonia entre  o corpo, a mente e as emoções.

 

Quando pisamos na calçada do cemitério já estaremos nos domínios de Ogum de Ronda e Ogum Megê, neste momento devemos pedir a licença e saudá-los, visto que estaremos no domínio deles.

 

Chegando no portão de entrada do cemitério, faça a saudação a Obaluaê e aos nossos Guardiões, peça a licença deles para que possa entrar neste campo sagrado de domínio deles.

 

Não podemos esquecer de saudar as Almas ao passar pelo Cruzeiro,  uns ficam do lado de dentro outros do lado de fora do cemitério.

 

Faça suas obrigações e no momento da saída, repita o mesmo procedimento, porém de forma contrária, primeiro fazendo a saudação e pedindo permissão para sair aos Guardiões e a Obaluaê,  quando estiver no portão de saída peça a licença para sair pelo lado sagrado da criação e ao pisar na calçada faça saudação a Ogum Megê e Ogum de Ronda, peça a eles a proteção daquele local até a chegada na tua casa.

Sempre entramos e saímos com pé direito, porém na saída sempre de costas e com três passos para trás.

No meu aprendizado, se o cemitério tem mais de um portão de acesso, o ideal seria entrar por um portão e sair pelo outro.

Não devemos entrar com os calçados que pisamos no cemitério dentro de casa, o ideal seria tira-los na porta de casa e entrar descalços.

Importante ressaltar que, independente do que tu for fazer dentro do cemitério, não é recomendado ficar olhando para os tumulos e lendo os nomes dos desencarnados, datas de nascimento e de desencarne, muitos menos fixar-se nas fotos que estiverem nas catacumbas, pois isso pode estimular acompanhamentos e obsessões.

 

Axé a todos!

Página Vamos Falar de Umbanda no Facebook

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!