Banner Radio
*QUERO VISITAR OUTROS TERREIROS, POSSO?*
02/08/2016 00:09 em Umbanda

Na religião, em especial na religião de Umbanda é sabido que cada Casa tem... Leia Mais...

 

_- Sua doutrina;

_- Seus costumes;

_- Seus ritos;

_- Suas regras;

_- Seus fundamentos;

_- Suas normas.

_*Que vêm de encontro ao que o Pai/Mãe da Casa e Entidades desse acreditam e colocam em prática.*

 

Vamos coletar alguns pontos a favor e pontos desabonadores sobre a prática de visitar terreiros. Vamos analisá-las?

*PONTOS POSITIVOS*

 

Ninguém é dono da verdade absoluta. Se uma Casa de Umbanda abre para prestar a caridade, partimos da premissa que lá também seja uma Casa de Deus. A maldade não está na religião, mas em seus frequentadores.

 

Visitar outras Casas/terreiros pode e certamente agregará valor e conhecimento as visitas que fazemos a outras Casas nos ajudam a manter os laços de amizade material e espiritual (pois às vezes, temos amigos e familiares que não necessariamente irão trabalhar no mesmo terreiro que nós), agrega troca de energia, aprendemos sobre outros rituais, outras formas diferentes de louvar o Orixá, etc.

 

*PONTOS DESFAVORÁVEIS*

 

Os que não mantém essa ideia na cabeça (cada Casa uma Casa) fazem confusão com os fundamentos, acabam fazendo comparação, pode passar a confundir e questionar em demasia as regras e formas de conduzir ritos da Casa onde atua.

 

Para alguns Pais/Mães de Santo o excesso de visitas deixa o médium até a mercês de cargas incompatíveis e essa mistura de energias pode colocar em risco o desenvolvimento do médium.

Isso fora as fofocas, distorção de informações, quebra de sigilo sobre as magias e mirongas da Casa onde atua, o que é também um ponto negativo se a pessoa que visita não tiver muito bem estruturado os valores desta religião.

 

*CONSIDERAÇÕES FINAIS*

 

Quando uma pessoa escolhe uma determinada Casa para trabalhar, ela está aceitando tudo que essa Casa representa. Ao entrar para uma casa, o médium está assumindo compromissos com ela. Quando uma Entidade se firma em uma casa, ele está dizendo ao médium que ali será seu local de trabalho. Por outro lado, quando o Guia ou Mentor Espiritual diz que é hora de sair, esta ordem também deve ser seguida.

 

"Muitas vezes a Umbanda será nosso chamado, mas não necessariamente em uma determinada Casa."

 

Se você gosta de visitar terreiros com grande frequência, deve se perguntar se é a hora de assumir compromisso com uma Casa ou não.

 

Terreiro é igual a um casamento, podemos ter amigos, porém se preferimos as baladas ao invés do matrimônio, é de se perguntar se não é melhor ficar solteiro.

 

Quando assumimos o compromisso com uma Casa, assumimos o compromisso com tudo que ela representa.

 

Algumas pessoas "batem cartão" em terreiros acreditando que a quantidade de vezes que se consulta ou que se "dá passagem" a seu Guia é que determinará a qualidade da sua incorporação ou o grau do seu merecimento. Estão enganados. Não é a quantidade de vezes que a gente fala com um Guia ou visita uma casa que determina a nossa missão.

 

Umbanda é evolução e evoluir remete a mudança de comportamento. Se não conseguirmos cumprir e respeitar uma casa como queremos ser respeitados? Se não conseguirmos zelar pela força da nossa casa, como vamos pedir força? Se não conseguirmos confiar como vamos exigir confiança?

 

*A Umbanda é uma religião onde aprendemos que recebemos do mundo tudo aquilo que emanamos. Tudo aquilo que vai para o universo, o universo devolve para você.*

 

O certo e o errado varia de Casa para Casa, portanto, na dúvida sobre se você pode ou não visitar um determinado lugar, *SEMPRE* consulte seu Pai/Mãe de Santo, ainda mais se estiver compromissado com a Casa que ele dirige, afinal de contas, mais do que respeito, este "Pai/ Mãe" é o responsável por tudo que acontecer com você, daí o nome "Zelador de Santo". Ele (a) é quem zela pela sua coroa, seus Guias e Mentores, seu Ori.

 

*DICAS PARA VOCÊ QUE VAI VISITAR OUTRAS CASAS*

 

- Avise seu Dirigente, ele precisa saber em que tipo de local sua energia anda "rodando".

- Ao chegar cumprimente o Dirigente dos trabalhos, saúde o Congá, a Tronqueira e mantenha uma postura respeitosa.

- *"Firme a cabeça!"* não dê passagem à suas Entidades sem a permissão do Guia chefe dos trabalhos e de seu próprio Dirigente.

- Não faça comparações tenha em mente que cada Casa cozinha em sua própria cozinha com suas panelas.

_*-Não existe Casa perfeita nem Dirigente perfeito, foque no que é importante: o Axé que você precisa e com certeza receberá.

 

Texto extraído da fanpage: Umbandalizando

 

Gravura extraída do Livro - Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista. Coordenação de Lurdes de Campos Vieira, Editora Madras

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!