Banner Radio
Texto: 15 de Novembro, aniversário da nossa amada Umbanda
15/11/2019 15:51 em Umbanda

 

O que é a Umbanda e o que ela significa para cada um de nós?

 

A Umbanda é uma oportunidade divina que foi dada pela misericórdia de Deus a estes espíritos, imperfeitos e endividados que ao encarnarem assumiram a responsabilidade de servirem de meio de comunicação entre os espíritos encarnados e desencarnados.

 

Deus na sua infinita bondade permite-nos colaborar na obra divina, nos utilizando para erguer os caídos, enxugar as lágrimas, dar esperanças, distribuir sorrisos, ceder o ombro para as lágrimas redentoras. Com isso não só resgatamos parte de nossas dívidas, como também aprendemos valiosas lições de vida.

 

A Umbanda é esta religião linda que irmana e iguala os homens, sem fazer distinções quanto à sua cor, condição financeira, cultura, ou sexo.

 

O que interessa a Umbanda e aos seus espíritos trabalhadores é o que cada um traz no seu coração, a vontade de ajudar o seu próximo, de progredir em amor e bondade, de aprender as lições de Simplicidade com os Caboclos, de Humildade com os Pretos-Velhos, de Inocência com as crianças, de Disciplina com os Exus, de Coragem com os Boiadeiros, de Liberdade com os Ciganos, de União com os Marujos; enfim, de amor ao próximo com Jesus.

 

O que é necessário para ser um bom médium de umbanda? 

O estudo? 

O conhecimento dos rituais? 

O equilíbrio emocional?

A melhoria íntima?

O desenvolvimento mediúnico?

 

Tudo isso um pouco, mas, sobretudo o amor ao próximo, a vontade de ajudar ao seu semelhante na necessidade, abrindo mão com isso de alguns confortos e prazeres da vida, sendo abnegado. 

Deixando de participar de reuniões sociais, abrindo mão do descanso de algumas horas de sono, da alegria de estar junto da família, de seu lazer. E fazer isso sem arrependimento, porque seu Dever de Médium é também o seu Prazer em ser útil ao seu semelhante. 

 

O Umbandista muitas vezes é chamado de ignorante, mentiroso, maligno. É encarado como praticante de magia negra, e coisas piores.

Mas não se deixa abater, sabe que isto tudo é fruto da ignorância alheia, que não conhece a Umbanda nem o trabalho de luz realizado pelos guias. Aproveita-se destes momentos em que é ofendido e agredido para exercitar sua paciência e por em prática os ensinamentos de fraternidade que aprendeu junto aos guias.

 

Para ser Umbandista é importante que não se espere retribuição na terra, pois somos pagos muitas vezes com a ingratidão, com a indiferença.

 

Algumas pessoas após resolverem seus problemas materiais através da Umbanda, viram-lhe às costas e juram que nunca pisaram num Terreiro. 

Estas pessoas não receberam quase nada da ajuda que a Umbanda podia lhes prestar.

A solução dos problemas materiais não é o objetivo da Umbanda, seu objetivo é a reforma íntima dos seres, é passar os ensinamentos dos espíritos de luz aos homens. 

 

Como o sofrimento é um instrumento para que o encarnado aprenda suas lições, o sofrimento se torna desnecessário após o aprendizado.

 

A Umbanda ensina que todos pertencemos a mesma família, a família Humana. Que todos somos iguais entre nós, embora tenhamos aprendizados diferentes a realizar na vida. Que podemos e devemos auxiliar nosso irmão na jornada terrena. Que podemos construir um mundo melhor para nós através da caridade e do Amor. Que estamos intimamente ligados às forças da natureza, e que a natureza deve ser respeitada e tratada com amor.

 

Que acima de todos nós Deus nos guarda e tem esperança de que um dia a humanidade saia da infância espiritual, pare de olhar apenas para o próprio umbigo, e finalmente olhe nos seus olhos, o reconheça e diga: 

 

“Pai, fazei de mim um instrumento da sua Paz!”.

 

#porJoãoLuizUmbandaporAmor

 

#RaiodeIansã

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!