Banner Radio
27 de Setembro. Salve Cosme, Damião e Doum
27/09/2016 08:42 em Umbanda

#Repost @dilospfc85

・・・

São Cosme e Damião, os Erês da Umbanda 

Dia 27 de setembro celebramos uma data muito especial, que é o dia de São Cosme e Damião no catolicismo, e dentro da Umbanda o dia dos Erês, ou Ibejis.

 

Homenageados em 27 de setembro

 

São Cosme e Damião, sincretizados as crianças gêmeas conhecidas por Ibejis ou Êres, são entidades alegres, festeiras e têm grande prestígio junto aos orixás

 

São Cosme e Damião, dois irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação, viveram no Oriente e eram reconhecidos por sua habilidade como médicos, além de missionários. Eles jamais abandonaram sua crença e devido a isto foram perseguidos e decapitados em 303 DC.

 

São Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos , médicos profissionais da saúde, na umbanda são sincretizados como os Erês ou Ibejis; divindades gêmeas, duas crianças arteiras e brincalhonas.

 

Dia de São Cosme e Damião – 27 de setembro

Mais do que uma comemoração religiosa, o dia de São Cosme e Damião, ou dia dos Erês ou Ibejis, nos terreiros de povos tradicionais é marcado pela distribuição de doces e guloseimas para as crianças. Tradição esta que é repetida por católicos, que em suas casas recebem os meninos e meninas que correm de um lado para outro, buscando encher suas sacolas de coisas de criança.

 

A distribuição de doces no dia de São Cosme e Damião, dentro do catolicismo, se deve ao fato de que os santos Cosme e Damião ofereciam doces para amenizar a tristeza das crianças e enfermos.

 

ORAÇÃO PARA SÃO COSME E DAMIÃO “São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

 

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “ Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”. 

 

#Umbanda #CosmeEDamião #Erês #Ibeijada

COMENTÁRIOS