Banner Radio
Texto: PRÁTICAS ESPIRITUAIS DOMICILIARES UMBANDISTAS
19/04/2020 11:36 em Umbanda

 

Desde que tomamos a iniciativa de escrever sobre a Umbanda adotamos como princípio não prescrever nenhuma atividade ou rito pela internet. Sempre defendemos que são orientações que devem ser dadas dentro do terreiro. No entanto, vivenciamos hoje uma situação nova, impossibilitados, em grande parte do território brasileiro, de realizar giras e sem uma previsão real de retorno. 

 

Por este motivo, neste texto ensinaremos algumas práticas que podem exercidas por qualquer pessoas. São simples, já amplamente conhecidas, mas se executadas com regularidade farão grande diferenças na vida espiritual. Lembrem-se de que nada substitui a orientação do Pai/Mãe de Santo ou de alguma entidade incorporada.

 

1) Prece: A oração é a prática espiritual mais simples e universal, porém muito poderosa. Está disponível a todos, não importa a condição física, social ou espiritual. Você pode tanto se dirigir a Deus de forma diferenciada, quanto para algum guia, linha, anjo de guarda ou Orixá. Pode usar tanto uma reza decorada ou as próprias palavras (o que é mais recomendado). Apenas a prece é suficiente, porém, é possível também acompanhá-la por uma vela e copo de água. Um bom conselho é organizar os seus dias da semana para que diariamente você reze para alguns Orixás e linhas de trabalho em específico.

 

2) Cantos devocionais: os pontos são rezas cantadas. A música sagrada possui o poder de tocar nosso coração e nos aproximar das vibrações elevadas. Entretanto, saiba cantar com respeito e reverência; jamais banalize os pontos. Há e momento certo para tudo. 

 

3) Banho de ervas: a natureza é rica em axé. Nas folhas, estão armazenas as energias sagradas dos Orixás. Quando banhamos nossos corpos com o uso das ervas, limpamos, harmonizamos e energizamos nossos corpos astrais. Há plantas que podem ser usadas por qualquer pessoa, em especial as de Oxalá, como o boldo e manjericão. Recomendamos o banho 1 vez por semana.

 

4) Meditação: existem muitas maneiras e técnicas de meditação. A mais simples consiste na observação dos seus próprios pensamentos ou se concentrar na respiração. Ela acalma a mente, limpa os sentimentos, amplia os sentidos espirituais. É o momento próprio para receber as intuições da espiritualidade. Além disso, há a possibilidade de você mentalizar alguma entidade ou Orixá, trazendo sua energia para próximo do seu campo vibracional. Pense nas matas, nos rios e cachoeiras, no mar, nas estradas, nas grandes pedreiras, nos campos abertos e lagos profundos, nos campos santos e nos fortes ventos. Mentalize o brado dos caboclos, a risada dos Exus e Pombagiras, o cachimbo dos Preto Velhos, a alegria das crianças e assim por diante. Apenas não incorpore dentro de casa!

 

5) Banho energizado: quando for se banhar, antes de entrar debaixo do chuveiro, peça para que Mãe Yemanjá e Mãe Oxum abençoe aquelas águas que caem. Depois, durante o banho, imagine que não somente as sujeiras físicas estão sendo levadas embora, como também qualquer carga emocional, mental ou espiritual são limpas pela força sagrada das águas. Mentalize que seu corpo astral é iluminado por uma luz azul que harmoniza e melhora todas as áreas da sua vida. E quando finalizar este pequeno rito, agradeça.

 

6) Água fluidificada: pegue um copo de água, segure com suas duas mãos e faça uma prece. Peça para que este líquido seja abençoado e promova saúde, bem estar, sabedoria e equilíbrio em sua vida. Você pode, também, se dirigir a algum Orixá, pedindo que ele energize a água com seu axé. Assim, se precisa de saúde, ore a Obaluaye; força de vontade e caminhos abertos, Ogum; equilíbrio emocional e família fortalecida, Yemanjá; prosperidade e conhecimento, Oxóssi; sabedoria e firmeza, Xangô; autoamor e fertilidade (não somente física), Oxum; transformação e força, Iansã; paz e elevação, Oxalá.

 

7) Converse com os guias: a forma mais universal de mediunidade é a intuição. Com ela, você pode se comunicar, a qualquer momento, com os diferentes planos da realidade e com os seres que os habitam. Entre nós e as entidades que nos acompanham, há uma relação especial de afinidade vibratória que facilita o contato. Para isso, é necessário elevar sua vibração, acalmar a mente e observar os seus pensamentos. Faça perguntas e deixe, naturalmente, a resposta chegar a você. De início, você terá dificuldade de discernir o que é fruto do seu inconsciente e o que é originário da espiritualidade. Por este motivo, apenas julgue se a ideia intuída é boa ou não, sábia ou não, benéfica ou não.

 

8) Sono consciente: o momento antes de dormir é muito importante. Faça uma prece, deixe as preocupações de lado, mentalize coisas boas. Coloque-se à disposição da espiritualidade para auxiliar seu trabalho no plano astral. Peça que seu anjo da guarda o acompanhe. Você pode, também, umedecer, levemente, com azeite de oliva o ponto entre os seus olhos, sua nuca e umbigo. Preste atenção nos seus sonhos, ao acordar; eles, muitas vezes, portam orientações dos seus guias e respostas de seus questionamentos.

 

9) Cuide de seu corpo físico: ele é nossa responsabilidade, seu desequilíbrio acarreta prejuízos para nossa mente, emoções e alma. Embora não seja possível, para a maioria das pessoas atualmente, sair na rua, existem vários exercícios possíveis de praticar em casa. Um corpo saudável estimula ânimo, disposição, bom humor, alegria em nossas vidas. Além disso, busque se alimentar com tudo o que vem da terra. Seus dias só tendem a melhorar com estas práticas.

 

10) Estudo: o conhecimento é o alimento da mente. Toda saber novo amplia sua consciência. A nossa evolução espiritual também é desenvolvimento da razão. O entendimento fortalece a fé e direciona nossas atividades espirituais. Quando estudamos constantemente a realidade do plano astral, mantemos nossa mente conectada com os assuntos do espírito. Há muitas opções diferentes para aprender. Só em nossa página são mais de 160 textos. Além disso, estão disponíveis livros, blogs, canais, sites, outras páginas. 

 

Há muitas outras práticas espirituais, porém estas descritas já são suficientes. Você não precisa exercer todas de uma vez, não se sobrecarregue. Pratique o que você sente mais à vontade. São simples, mas capazes de transformar uma pessoa.

 

Saravá a todos!

 

Umbanda com simplicidade

#Povodafloresta

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!