Salve Tamborianos,
Na tarde de ontem, 15.09.2019, ocorreu a 3ª Passeata contra a Intolerância Religiosa na cidade de Curitiba. Sempre organizada pelo grupo Tambores do Paraná que desenvolve trabalhos com objetivo de mostrar que todas as religiões podem conviver em harmonia.
A intolerância religiosa pode acontecer em diferentes níveis, desde agressões verbais a físicas.
Em Curitiba há casos recentes que tornaram-se notórios nos últimos meses: Terreiro das Marias que foi devastado por um incêndio, porém será reinaugurado hoje, 16.09.2019, não há como afirmar que o caso foi de intolerância religiosa, apesar
dos indícios, pois a investigação ainda está em curso. O Templo Império da Rainha, que teve toda a ação dos indivíduos flagrada por câmeras do local. Com os crescentes casos ocorrendo, precisamos denunciar, precisamos fazer B.O (informar as autoridades para que tenhamos registros e estatísticas das ocorrências) e principalmente, precisamos lutar pelos nossos direitos, garantidos pela constituiçãopois somos um ESTADO LAICO (onde todas as crenças e não crenças devem ser protegidas e garantidas).
A passeata é de suma importância nessa luta, para que o poder público nos enxergue, vejam que nossas religiões pedem ajuda, que algo que sempre existiu continua crescendo cada vez mais! Precisamos ser vistos e ouvidos!
Este ano vimos muita alegria e sintonia!
Todos lutando em uma só voz que: “Respeite nossa Religião, seja ela qual for” e “pedimos Paz entre Religiões” (Utilizado nas nossas # Hashtags).
Estamos satisfeitos com o decorrer da passeata, acreditamos que esse é um dos caminhos para nos unirmos mais. Precisamos de mais amor e respeito ao próximo, sem dúvida alguma!
Nós do Tambores continuaremos lutando, dia após dia, para termos mais PAZ e União!
Esclarecimentos:
1º caso:
Logo no começo da passeata, entre um cruzamento que estava fechado pelos agentes da SETRAN e Urbs, uma pessoa começou a proferir xingamentos e mostras gestos obscenos ao pessoal da passeata inclusive a um Pai de Santo. Pessoas da própria passeata acabaram alertando a organização (de acordo como foi pedido, para sentar na via, para conseguirmos visualizar o caso), após isso o homem desceu do carro e pediu desculpas aos manifestantes, assim como o Pai de Santo ofendido, que desculpou o mesmo, selando a paz com um abraço e finalizando o pequeno tumulto.
2º Caso:
Um pouco depois da chegada na praça Eufrásio Correa, um cidadão armado com uma faca de uso doméstico atacou dois integrantes do grupo Tambores do Paraná, o mesmo foi contido pelos próprios integrantes do nosso grupo e afastado da passeata para a segurança de todos e do próprio agressor. O mesmo foi encaminhado para Central de flagrantes onde foi registrado um Boletim de ocorrência. Nós do Grupo
Tambores do Paraná gostaríamos de esclarecer que: Desde o primeiro ato até a finalização do B.O., nós estivemos inteiramente presentes em todo o
processo e também não houve feridos. Estamos todos bem!
Reforçamos que o fato ocorreu em ameaça a integrantes do grupo Tambores do Paraná, que não houve machucados e que todas, exatamente todas, as medidas cabíveis foram tomadas e estaremos acompanhando todo desdobramento do caso e havendo novas informações divulgaremos a todos através de nossas redes sociais.
Infelizmente, sempre haverá algo para nos fazer desistir. Mas não podemos e nem iremos parar!
Nossa passeata foi linda! Agradecemos de coração a todos envolvidos na passeata e a todos que estiveram presentes na causa, gratidão por todo o apoio! Isso só dá mais forças para nós
seguirmos em frente, vendo que não estamos sozinhos!
Axé no coração de todos!